Bolinho de batata doce

IMG_3568

Como quase tudo que me proponho a fazer, já que não tenho (tinha!) muita intimidade na cozinha, esse bolinho é bastante prático e fácil de fazer. A receita eu encontrei no Youtube da Ella Diniz*.

O bolinho fica bem saboroso, porém confesso que não é dos preferidos da Nara. Na verdade a Nara ainda não pegou gosto pelos tubérculos, é difícil ela se entusiasmar com batata, batata doce e mandioca. Mas na Introdução Alimentar é assim mesmo, devemos insistir e seguir oferecendo os alimentos mesmo que o bebê não demonstre interesse. O importante é ele ter acesso a comida saudável e liberdade para escolher. A gente tem que confiar nele, acreditando que ele saberá optar pelo melhor para ele.
A recusa nem sempre significa que o bebê não gosta daquele alimento, pode ser uma fase ou pode ser que ainda não tenha assimilado bem aquele sabor. Eu acredito muito que o paladar pode ser educado e que aprendemos a gostar de muita coisa depois de experimentarmos várias vezes.
Podemos oferecer o mesmo alimento em diversas texturas e receitas, assim vamos dando oportunidade do bebê ter contato com o leque de possibilidades que aquele alimento apresenta. Nada a ver um ovo cozido, mexido ou frito, não é mesmo? Aqui a batata doce foi melhor aceita quando cozida junto com o feijão ou em forma de chips.
E você, já teve experiência de mudar a forma de apresentação de um alimento e ter mais aceitação por parte do bebê?

*Você pode ver a receita original aqui: Bolinho de Batata Doce

 

Bolinho de Batata Doce

Ingredientes

  • 1 batata doce
  • cheiro verde ou outro verdinho picadinho
  • 1 ovo (ou meio, para não ficar muito mole)
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa de linhaça
  • 1 pitada de alho picado (já fiz com gengibre e fica bom)
  • sal a gosto (não acrescentar se o bebê não completou 1 ano)

Modo de Preparo

  1. Amassar a batata, juntar os outros ingredientes e misturar bem.
  2. Preparar bolinhos em uma forma untada e colocar no forno a 180/200 graus. Deixar por 20 minutos ou até que doure (virar no meio do tempo).

A Elle dá como dica opções de recheio: pode colocar húmus, carne moída ou o que você achar interessante.

1 Comentário para "Bolinho de batata doce"

    Deixar comentário

    Seu e-mail não será publicado.