Apresentação dos alimentos #1

IMG_1599

Uma boa forma de apresentar a banana.

No começo do BLW, o ideal é oferecer as frutas e legumes em forma de palito. Aos 6 meses, o bebê tem a capacidade de fechar o punho para agarrar objetos, mas não sabe abrir a mão para explorar algo dentro dela, apenas a abre para largar o que está segurando e pegar outra coisa. Por isso, os pedaços de comida têm que ser mais compridos que a altura do punho fechado, assim sempre sobra um pedaço de fruta para fora.

BLW 6 meses Nara 6 meses.

Nara descobrindo o mamão aos 6 meses. Apresentar a fruta em formato de palito, maior que o punho fechado e com casca ajuda o bebê a agarrar bem o “brinquedinho”.

Uma dica bacana nessa fase é oferecer frutas (e legumes) com casca para o bebê. Isso porque sem a casca a fruta fica mais escorregadia e como o bebê ainda não tem a capacidade de pegar bem os alimentos, ele pode acabar travando uma luta contra a comida e ficar nervoso.

No BLW, a hora de comer tem que ser prazerosa, por isso é importante deixar os alimentos acessíveis para o bebê da melhor forma possível. Claro que no começo ele vai deixar derrubar no chão, a fruta vai escorregar, vai cair na mesa ou na roupa antes de chegar à boca e nós ficamos com muita vontade de ajudar. Mas se conseguimos nos controlar, ter paciência e confiança, vemos que rapidinho eles aprendem a se virar.

IMG_1589

Café-da-manhã da Nara com 6 meses em visita ao Brasil

Com a casca é a mesma coisa, eles aprendem a separar e cuspir ou aproveitar só a polpa do pedaço oferecido. Claro que um pedaço ou outro de casca acaba sendo engolido, mas se ela estiver bem higienizada, que mal tem?

Só temos que ficar mais atentos a partir do momento em que nascem os dentinhos, especialmente com as cascas mais duras, como a do abacate, porque o bebê pode rasgar pedaços e estes podem provocar engasgo*.

IMG_4944

Com o bebê maiorzinho, você já pode oferecer as frutas sem casca

Conforme o bebê vai crescendo e ganhando habilidade com as mãozinhas, podemos oferecer as frutas sem casca. A gente vai testando pra ver se o bebê já consegue se virar desse jeito e uma hora percebe que a casca não é mais necessária 🙂

IMG_4923-2

No início podemos cortar a manga como indicado à esquerda na foto

Sobre o engasgo, veja o post Como prevenir o engasgo – Apresentação adequada dos alimentos de alto riscoÉ muito importante seguir as recomendações de segurança para não expor o bebê a risco de engasgo. Porém, é verdade que eles podem acontecer (assim como acontecem com os líquidos e papinhas), então temos todos que estar informados sobre as técnicas de socorro.

IMG_1593

Almoço da Nara com 6 meses e 22 dias

0 Comentários para "Apresentação dos alimentos #1"

    Deixar comentário

    Seu e-mail não será publicado.