Antes de começar: meu bebê está pronto para o BLW?

BLW 6 meses Nara 6 meses.

Nara com 6 meses e uma melancia

Então você está grávida ou tem um bebê que daqui a pouco vai passar para a fase da Introdução Alimentar. Você ouviu falar de Baby Led Weaning, viu algumas coisas na internet a respeito mas ainda não entendeu direito como esse método funciona, está interessada mas não tem ideia por onde começar.

Saiba que antes de aplicar o BLW, é preciso que seu bebê atinja alguns marcos de desenvolvimento que demonstram que ele está preparado para seguir com esse método. Para começar a Introdução Alimentar, o bebê precisa:

👆 ter completado 6 meses (bebês prematuros ou com atraso de desenvolvimento devem ser avaliados antes de começar com o BLW). Antes disso, tanto a OMS como a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Espanhola de Pediatria recomendam que ele receba apenas o leite materno ou leite de fórmula.

👆 sentar-se sozinho e sem apoio. Isso demonstra que seu aparelho digestivo já tem maturidade para receber alimentos sólidos. Também garante que o bebê possa posicionar-se de forma bem ereta e acionar sistemas de defesa como o gag reflex de forma eficaz, evitando assim possíveis engasgos.

👆 esticar os braços para alcançar objetos e levá-los à boca.

👆 demonstrar interesse pela comida.

Observe seu bebê e respeite seus sinais. Apenas completar 6 meses não é garantia de que ele começará a comer e é importante respeitar seu tempo!

BLW 6 meses Nara 6 meses.

Nara com 6 meses e um melão

Geralmente estas etapas de desenvolvimento acontecem ao redor dos 6 meses, às vezes um pouco antes ou depois. O mesmo acontece com tantas outras, como engatinhar, andar, falar. Cada bebê é único e vai chegar lá no seu tempo.

A proposta do BLW é respeitar o tempo do bebê, confiar que ele comerá quando estiver pronto. Isso pode acontecer de imediato ou demorar algumas semanas. O mais comum é que no começo, mesmo que leve o alimento à boca, o bebê cuspa os pedaços ou apenas os chupe.

É normal os pais ficarem ansiosos quando o bebê não demonstra interesse, mas tentem se apoiar em duas ideias:

👆 O leite é o principal alimento até o bebê completar 1 ano, o sólido é o complemento na Introdução Alimentar.

👆 Não existe registro na história de homens que não comem sólidos. Uma hora ele vai comer! Pode parecer bobagem, mas pensar isso ajuda.

Meu filho tem muito interesse, por que não antecipar a introdução aos sólidos?

Muitas vezes surgem perguntas nos grupos de internet sobre o tema: “meu filho está com 5 meses e 1 semana, já se senta sozinho, demonstra interesse pela comida, tenta roubar alimentos do meu prato, posso começar com o BLW?”

Eu entendo a ansiedade das mães, mas prefiro ter como base a recomendação da OMS e orientar os leitores do blog que mantenham a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida.

Em entrevista ao blog Mães de Peito, a médica Virginia Resende Silva Weffort explicou que estudos científicos indicam que a introdução alimentar precoce de alimentos “programa” a obesidade futura, já que os sistemas digestório e renal do bebê começam a amadurecer em torno dos 4 meses de vida e só estarão aptos a digerir sólidos por volta dos 6. É nessa fase que ele terá enzimas digestivas em quantidade suficiente para receber alimentos que não o leite. Além disso, a introdução precoce também poder interferir na pressão arterial, no colesterol, na saúde óssea e imunológica do bebê, como em outros fatores.

IMG_1521-2.jpg

Na mesma matéria, a médica esclarece que apenas aos 6 meses o bebê atinge maturidade fisiológica e neurológica e atenuação do reflexo de protusão da língua, o que facilita a ingestão de alimentos. É nessa fase que os bebês costumam ficar sentados sem apoio e conseguem rolar os alimentos dentro da boca.

Se você quiser informações mais detalhadas, recomendo a leitura do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food, traduzido para o espanhol como El Niño Ya Come Solo: Consiga que su bebé disfrute de la Buena Comida, das autoras Gill Rapley e Tracey Murkett.

Em breve publicarei um post falando dos primeiros passos para colocar o BLW em prática.

 

0 Comentários para "Antes de começar: meu bebê está pronto para o BLW?"

    Deixar comentário

    Seu e-mail não será publicado.